A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da 29ª Delegacia de Polícia, cumpriu nessa segunda-feira (8), mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente, em desfavor de JAMES DEON VALE DE OLIVEIRA.
Segundo apurado, a prisão é resultado de investigação que atribui ao investigado a prática, em tese, de estupros em série, mediante graves ameaças, com exploração da vulnerabilidade de vítimas, tratando-se de menores, entre dez e 13 anos de idade, sendo seis já identificados.
Restou ainda confirmado que existem relatos que remontam a mais de quatro décadas, com padrão de atuação reiterado, embora, em relação a algumas vítimas, os crimes estejam em tese prescritos, uma vez que não formalizaram denúncias à época. Porém, essas pessoas prestaram depoimento e foram ouvidas como testemunhas, contribuindo para indicar a continuidade e o modus operandi atribuídos ao acusado.
A investigação também apura a suspeita de relacionamento atual do investigado com uma criança de 12 anos, com possível emprego de grave ameaças circunstância que será aprofundada na continuidade dos trabalhos. A operação prossegue com a análise do aparelho celular apreendido, diante de indícios de posse de material pornográfico e de aliciamento de outras menores, potenciais vítimas.
Batizada de Operação Santuário, a ofensiva faz alusão à ideia de um local sagrado e inviolável, cuja segurança teria sido gravemente violada, sinalizando o objetivo institucional de restaurar a proteção e a dignidade das vítimas.
O criminoso encontra-se custodiado na carceragem da PCDF e será apresentado em audiência de custódia, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. Ressalte-se que o investigado goza da presunção de inocência até eventual condenação definitiva.
A fotografia do preso encontra-se disponível na sede da delegacia do Riacho Fundo e por meio de envio de mensagem no whatsapp. Faça contato com a equipe!
Fonte: Site PCDF