O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Gerência de Operações Especializadas, efetuou a terceira edição da Operação Moto Legal, em 2026. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (13), na altura do km 0 da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003).
Ao todo, foram efetuadas 114 abordagens, com a lavratura de 50 autos de infração. Durante a ação, 13 motocicletas foram removidas ao depósito do DER. Entre as principais infrações constatadas estão condução por inabilitado, com quatro casos; sete com pneus em desacordo com a legislação; 10 irregularidades no sistema de iluminação; três casos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida; mais três situações de CNH diferente do veículo conduzido. As infrações variam de grave a gravíssima, com perda de cinco a sete pontos na CNH e multas que variam de R$ 195,23 a R$ 880,41.
De acordo com o gerente Glaydson Nascimento, o Carnaval é um período festivo, mas também exige responsabilidade redobrada no trânsito. “A intensificação da Operação Moto Legal tem como objetivo preservar vidas, coibir irregularidades e garantir que todos possam aproveitar as comemorações com segurança nas rodovias do Distrito Federal. Nosso foco é a prevenção e a proteção da população”, afirmou.
A operação contou com o trabalho de 15 agentes de trânsito rodoviário, com apoio de 5 viaturas de quatro rodas e 5 viaturas de duas rodas, garantindo maior mobilidade e eficiência nas abordagens.
*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
