A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, dia 25, uma operação no âmbito da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo cinco mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Esta ação visa identificar indivíduos que incitaram, participaram e fomentaram os eventos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília. Naquela data, as sedes dos três poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal – foram invadidas e vandalizadas.
Essas medidas judiciais estão relacionadas a 12 suspeitos e estão sendo executadas em diversas cidades, incluindo Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e Brasília (DF). Os mandados foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal.
A Polícia Federal destacou que os eventos sob investigação envolvem, em princípio, crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, além de crimes previstos na lei de terrorismo.
Esta operação tem como objetivo identificar, responsabilizar e punir aqueles que estiveram envolvidos nos atos de 8 de janeiro que resultaram na invasão e depredação das instituições democráticas do país.