A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em colaboração com a 5ª DP e o apoio operacional das Polícias Civis do Piauí (PCPI) e do Maranhão (PCMA), deflagrou a Operação Alto Escalão 2, cumprindo oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon/MA e Teresina/PI. A operação tem como objetivo identificar os membros de uma organização criminosa atuante em todo o território nacional, especializada em crimes de fraude eletrônica.
De acordo com as investigações, a associação criminosa cooptava vítimas, fazendo-se passar por personalidades políticas, especialmente senadores, “clonando” perfis de WhatsApp e utilizando suas imagens e nomes.
Os criminosos entravam em contato com as vítimas informando sobre uma suposta doação disponível. Alegando que o prazo estava prestes a expirar, solicitavam que as vítimas efetuassem um depósito em dinheiro ao motorista de um caminhão, supostamente responsável pela entrega dos produtos na região da vítima.
A investigação teve início em junho de 2023, quando alguns senadores vítimas comunicaram à delegacia a prática dos crimes utilizando seus nomes.
Após sete meses de investigação, constatou-se que os autores também utilizavam perfis falsos de outras autoridades e, em muitos casos, vários números telefônicos cadastrados em nome do mesmo parlamentar.
Os investigados, um homem de 26 anos e quatro mulheres com idades entre 22 e 43 anos, são apontados como responsáveis por contatar as vítimas e se passar pelos políticos.
Os autores responderão pelos crimes de Associação Criminosa, Falsa Identidade e Estelionato, cujas penas somadas podem atingir até nove anos de reclusão.