Com a construção da nova unidade, a cidade de Samambaia será a segunda Região Administrativa do Distrito Federal a ter dois restaurantes comunitários. O projeto está idealizado na Quadra 833, no Setor de Expansão, conhecida como Portelinha ADE Oeste. O espaço oferecerá café da manhã, almoço e jantar todos os dias, inclusive feriados, ao custo de R$ 2.
A expectativa é que o restaurante sirva até 5.150 refeições por dia. Atualmente, apenas o Sol Nascente possui dois restaurantes comunitários. Samambai abrigou o primeiro Restaurante Comunitário inaugurado no DF, batizado com o nome de Rorizão, em homenagem ao ex-governador Joaquim Roriz, na Quadra 501, às margens da BR-60.
De julho a setembro deste ano, a unidade serviu 268.715 refeições. Cerca de 9 km separam a unidade pioneira da nova, o que amplia o alcance do principal programa de segurança alimentar na região.
“Essa nova unidade vai atender e aumentar a segurança alimentar da cidade. Muitos moradores da região têm dificuldades para se deslocarem para outro restaurante comunitário. Além disso, o espaço está sendo construído ao lado do CRAS, o que fortalece o atendimento e as ações de desenvolvimento social no território”, destaca Jardesson Calazans, diretor de Gestão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) .
Com um investimento inicial de R$ 7,5 milhões, a unidade deve servir 500 cafés da manhã, 3.100 almoços e 1.550 jantares, totalizando 5.150 refeições de segunda a segunda. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é a responsável pela construção do equipamento público.
“A cobertura está sendo colocada, estamos com boa parte da obra realizada. Toda a parte de serviços, como depósitos de caldeiras e as casas de apoio, estão em fase de acabamento. Agora, estamos na fase de execução da parte interna. A obra está em um bom ritmo e, acredito que, quando começar o período de chuva, não irá prejudicar o andamento dos serviços”, explica o engenheiro da Novacap, Juan Carlos Del Carbio.
Além do estacionamento com 33 vagas e bicicletário, o projeto inclui uma edificação em alvenaria, com salão de refeições mobiliado, cozinha industrial climatizada, salas de nutrição, áreas administrativas e técnicas, banheiros, vestiários, setor para armazenamento de alimentos e câmaras específicas para resfriamento, congelamento e descongelamento, áreas para higienização e descongelamento, áreas para higienização e descongelamento controle de alimentos, bem como para a limpeza de louças.