Foi feito um acordo entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip). O objetivo é promover um terceiro reajuste na tarifa do transporte semiurbano das linhas do Distrito Federal e Entorno.
Sendo o terceiro dentro de um intervalo de 12 meses, o novo reajuste de 12% está previsto para ser implementado em fevereiro de 2024. Os passageiros encaram preços 15% mais caros nas tarifas, desde o último dia 13. Fixado em 12%, em março ocorreu a implantação do primeiro aumento no valor das passagens.
Desde fevereiro, a ANTT é responsável pela gestão das mais de 400 linhas de ônibus que realizam transporte diário de cerca de 175 mil passageiros entre os trechos. O reajuste escalonado para o próximo ano “deve servir para que as empresas possam sair do vermelho, melhorar os serviços e honrar o compromisso com os trabalhadores, que já tiveram reajuste de salário no acordo coletivo deste ano”, disse a Agência em nota.
Segundo a ANTT, o transporte semiurbano entre o Distrito Federal e o Entorno não é subsidiado pelo governo e os recursos para manutenção do serviço vêm integralmente das tarifas pagas pelos usuários.
Assim que assumiu o comando das linhas, a Agência optou por não conceder reajuste imediato de 40%. Sendo assim, a readequação recente dos preços serve para evitar uma “grande instabilidade” no sistema de transportes. O que dificultou a manutenção do preço das tarifas, foram índices de reajuste, como elevação nos valores de combustível, óleo lubrificante, pneus e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“Durante os dois anos em que foi delegado ao governo local, as atualizações obrigatórias das tarifas, previstas nos contratos com as empresas, não foram implementadas, o que resultou em uma situação crítica que ameaçou o colapso do sistema de transporte”, diz a nota da Agência.