Quase uma centena de contribuições e de perguntas sobre a licitação para a compra de trens e modernização do Sistema de Sinalização e Controle da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) foram organizadas, respondidas, publicadas e já estão disponíveis no site da Companhia.
O relatório reúne os questionamentos e as sugestões apresentadas tanto pela sociedade civil, como por representantes do setor metroferroviário, fornecedores potenciais e especialistas, apresentados durante a Audiência Pública — realizada pelo Metrô-DF, em 16 de maio —, para discutir a contratação da empresa que irá fornecer 15 trens e modernizar o sistema de sinalização de controle que gerencia o metrô.
“Concluída esta etapa da Audiência Pública, a diretoria técnica da Companhia irá concluir as especificações e realizar a formulação dos preços para a aquisição dos novos trens e para modernização o sistema de sinalização de controle. Finalizado isso, seguimos para a fase de publicação dos editais de licitação para a contratação da empresa fornecedora”, esclarece o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
No documento resultante das contribuições, 95 apontamentos foram divididos em duas partes. Na primeira, estão reunidas as dúvidas e as sugestões dos usuários, como o prazo de compra dos novos trens, o de quando começam a circular e quais as especificações dos novos equipamentos.
No outro bloco, são apresentados os questionamentos e as recomendações feitas por empresas do setor. Entre os temas sugeridos estão: confiabilidade, segurança e ciclos de manutenção; a vida útil mínima dos trens; as alternativas tecnológicas para modernização do sistema de sinalização, além de tópicos como a climatização, a ventilação e o sistema de frenagem dos novos trens.
A aquisição de 15 trens irá reforçar a frota do transporte metroviário de Brasília e Entorno, além de modernizar o sistema de inteligência que o gerencia. Em uma segunda etapa, a Companhia vai modernizar os carros adquiridos anteriormente — em especial os da série 1.000, os primeiros a circularem pelos trilhos da capital. “Assim, vamos ter mais de 40 trens disponíveis para atender o Distrito Federal”, contabiliza o presidente do Metrô-DF. A medida visa a diminuir os intervalos entre os trens, além de otimizar os serviços oferecidos.
*Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Fonte: Agência Brasília