A primeira atividade relacionada à consulta pública sobre o novo ensino médio foi realizada nessa segunda-feira (24), pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta reuniu especialistas para discutir o tema, por meio do canal do YouTube, em um webinário.
Dentre os presentes na reunião, estavam o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, o professor doutor Celio da Cunha, da Universidade Católica de Brasília, e a professora Clélia Brandão Craveiro, da PUC-Goiás.
A mediação ficou por conta do professor Luiz Roberto Alves, da Universidade de São Paulo (USP). Com possibilidade de prorrogação, a consulta pública dura até 6 de junho, e envolverá processos como audiências nos estados, realização de pesquisas e um circuito com especialistas em educação.
A comunidade pode enviar contribuições sobre o tema pela plataforma Participa + Brasil. A discussão do novo ensino médio será feita de forma descentralizada, com audiências em todas as regiões do país. Os próximos webinários estão programados para os dias 3, 15 e 22 de maio e 5 de junho.
Serão realizadas cinco audiências públicas, uma em cada região do país. A implementação da reforma do ensino médio foi suspensa no início de abril. Por meio de portaria, o MEC sustou também a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).