O ex-presidente da Venezuela foi levado a uma prisão no Brooklyn e deve comparecer à Justiça americana em breve.
No sábado (03/01), Nicolás Maduro, ex-presidente da Venezuela, passou a noite em um centro de detenção federal em Nova York, depois de ser capturado por forças militares dos Estados Unidos em Caracas.
De acordo com as autoridades americanas, ele foi levado ao Metropolitan Detention Center (MDC), uma prisão de segurança média localizada no Brooklyn, que já recebeu diversos presos de destaque.
Maduro deve participar de sua primeira audiência nos próximos dias, em um tribunal federal em Manhattan. Ele foi preso junto com sua esposa, Cilia Flores, e os dois foram transportados aos EUA sob escolta militar.
A captura faz parte de um processo antigo em que Maduro é acusado de tráfico de drogas, corrupção e ligações com grupos armados envolvidos com narcotráfico. A operação representa um dos momentos mais tensos nas relações entre EUA e Venezuela.
O governo americano, que já tinha oferecido uma recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro, confirmou que ele será julgado segundo as leis dos EUA.
A prisão teve grande repercussão internacional. Diversos líderes e organizações estão debatendo as consequências da ação, levantando dúvidas sobre possíveis violações da soberania da Venezuela e da Carta da ONU.