Lucro líquido recorrente do BRB cresce 15,8%

O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido recorrente de R$ 113,5 milhões no terceiro trimestre de 2020, crescimento de 15,8% em relação ao segundo trimestre do ano. Em nove meses, o lucro líquido recorrente registrado foi de R$ 319 milhões, aumento de 12,8% na comparação com o mesmo período de 2019.

O aumento do lucro líquido recorrente foi gerado pelo crescimento do nível de negócios, expansão da carteira de crédito, ampliação da margem financeira, maior relacionamento com os clientes e melhora na eficiência operacional.

Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o terceiro trimestre representa um marco para o Banco.  “Além do crescimento dos negócios e da melhoria da eficiência operacional, conseguimos ter uma atuação relevante na mitigação da crise provocada pela Covid-19, com a prorrogação das condições especiais do programa Supera-DF.

No período, lançamos, ainda, por meio de parceria estratégica e inovadora com o Flamengo, o banco digital Nação BRB Fla. A ação faz parte da estratégia de expansão digital, que veio acompanhada pelo lançamento do novo mobile e outros produtos digitais, permitindo ao BRB a ampliação de sua base de clientes”, afirma.

A carteira de crédito ampla chegou a R$ 14,5 bilhões e apresentou crescimento de 9,3% no terceiro trimestre. Em 12 meses, o aumento registrado foi de 43,9%.  O principal destaque foi o crédito à Pessoa Física, que chegou a R$ 11,3 bilhões, aumento de 6,9% no trimestre e de 35,3% em 12 meses.

Também merecem atenção o crédito imobiliário, que atingiu R$ 1,8 bilhão, crescimento de 23,5% no terceiro trimestre de 2020 e de 97,6% em 12 meses; e o crédito à Pessoa Jurídica, que conquistou a marca de R$ 1,1 bilhão de saldo em carteira, o que representa um crescimento de 15,1% no terceiro trimestre e de 97,5% em 12 meses.

No crédito rural, o aumento registrado foi de 8,3% no terceiro trimestre e de 18,6% em 12 meses, atingindo R$ 325 milhões de saldo.

As despesas com provisão para o devedores duvidosos no terceiro trimestre foram de R$ 67 milhões, crescimento de 24,3% em relação ao segundo trimestre deste ano.

 Supera-DF

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o BRB adotou medidas para minimizar os impactos decorrentes da crise.  A principal ação foi o lançamento do programa Supera-DF, que movimentou R$ 4,4 bilhões, quatro vezes mais do que o previsto inicialmente. Foram atendidos 4,6 mil clientes Pessoa Jurídica (PJ) e mais de 32 mil clientes Pessoa Física (PF). A movimentação financeira é referente à prorrogação, ou seja, repactuação de financiamento contratados anteriormente, e de novas contratações.

 Inadimplência

A inadimplência encerrou o terceiro semestre de 2020 em 1,57%, mantendo-se estável em relação ao segundo trimestre de 2020 e apresentando queda de 0,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2019. Ela permanece abaixo da média de mercado, de 2,4%. Os ratings de menor risco AA-C aumentaram a sua participação na carteira para 95,4% em setembro, elevação de 0,3 p.p em relação ao trimestre anterior.

RPS

As receitas com prestação de serviços e tarifas atingiram no terceiro trimestre R$ 130,2 milhões, um crescimento de 13,5%, quando comparadas ao terceiro trimestre de 2019, e queda de 3,6% em relação ao trimestre anterior. Ao longo do ano, essas receitas já atingiram R$ 397 milhões, crescimento de 36,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Merecem destaque, também, as tarifas com Pessoa Física (PF), que aumentaram 15,6% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre do ano, chegando a R$ 30 milhões. No ano, a arrecadação foi de R$ 82,7 milhões, o que representa evolução de 11% em 12 meses.

As receitas com cartão de crédito atingiram R$ 17,8 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 22,5% na comparação com o segundo trimestre deste ano. Em nove meses, as receitas de cartão foram de R$ 48,9 milhões, incremento de 15,7% em 12 meses.

 Captação

O saldo de captação atingiu no terceiro trimestre R$ 16,2 bilhões, o que representa crescimento de 44,5% em relação ao mesmo período de 2019 e de 16,1% na comparação com o segundo trimestre deste ano. Atenção especial para a captação por meio de Letras Financeiras, que apresentaram aumento de 470,2% no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, atingindo o montante de R$ 1,3 bilhão. No ano, o crescimento acumulado foi de 558%.

Também merecem menção as captações com poupança, que atingiram saldo de R$ 2,4 bilhões, crescimento de 21,7% em 12 meses e de 6,1% em relação ao trimestre anterior.

Basileia

 O BRB encerrou o terceiro trimestre com índice de Basileia de 14,07%, dos quais 13,39% no capital nível I e 0,68% no capital nível II, acima do nível regulatório de 9,25%.

 BRB + Digital

O terceiro trimestre foi marcado também por avanços significativos na implementação da estratégia digital do BRB. As transações nos canais digitais cresceram 31,3% em 12 meses. Destaque para o aumento de 64,5% das transações em internet banking e mobile.

 O período também marcou o lançamento do banco digital Nação BRB Fla. Fruto de uma parceria inédita e estratégica como Flamengo, time de maior torcida do mundo, o novo banco atingiu o patamar de 49 mil contas abertas entre julho, mês de seu lançamento, e setembro. O número representa um marco no mercado.

Durante o terceiro trimestre, o BRB também disponibilizou nova versão de seu mobile, oferecendo uma melhor experiência aos seus clientes. O Banco ainda lançou um programa de inovação e modernizou seu simulador de crédito imobiliário.

Em setembro de 2020, o BRB possuía um total de 738 mil clientes, crescimento de 17% em 12 meses. Os clientes pessoa física representam um total 706 mil, aumento de 16,69% nos últimos 12 meses. Já os clientes pessoa jurídica são 32 mil e avançaram 23% nos últimos 12 meses.

 O BRB conta com 136 agências, sendo 119 no Distrito Federal e outras 17 no entorno do DF e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao número de agências, somam-se 134 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 8 correspondentes Imobiliários, além de 590 ATM próprios complementados por mais de 40 mil ATMs da Rede Banco 24 horas e rede compartilhada, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo o território nacional.

 *Com informações do BRB

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, ou clicar em "Prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.