Foi lançada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de segunda-feira (13) o extrato da Chamada Pública n°05/2023, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O texto trata da implementação de um programa estruturado com Inteligência Artificial (IA) para gerenciamento de uso de antimicrobianos em ambientes hospitalares.
O projeto é fruto da parceria da FAPDF, com investimentos de R$ 1.400.000,00 no exercício orçamentário de 2023, com a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
A chamada tem o intuito de selecionar propostas de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a fim de obter financiamento dos projetos que se concentram na melhoria dos resultados clínicos dos pacientes, Vinculada ao Edital n°01/2023 – Programa Desafio DF.
Os programas incorporam ferramentas de inteligência de dados, aprendizado de máquina – machine learning, aplicativos de tecnologia assistiva e envolvem uma equipe multiprofissional especializada.
“É com grande entusiasmo que anuncio o lançamento da Chamada Pública nº 05/2023, em parceria com a Secretaria de Saúde e o IGES. Esta iniciativa reforça nosso compromisso conjunto com a inovação em saúde”, frisou a coordenadora científica da FAPDF, Ana Paula Aragão.
A coordenadora salienta ainda sobre a importância de a chamada pública alcançar um número significativo de pesquisadores. “Estamos abrindo as portas para propostas que promovam avanços significativos na qualidade dos serviços prestados. A participação de todos é fundamental para impulsionarmos juntos a excelência na saúde pública”, valorizou.