Entre 2019 e 2022, a taxa de analfabetismo no Brasil registrou queda de 0,5 ponto percentual. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (7).
Conforme o relatório, 5,6% da população do país com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever em 2022, o equivalente a 9,6 milhões de pessoas. O estudo reúne dados também envolvendo outros indicadores como nível de instrução, frequência à escola e abandono escolar.
A Pnad Contínua começou a ser feita em 2012. O novo formato possui uma metodologia para substituir simultaneamente a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Sendo assim, são elaborados relatórios mensais e trimestrais com informações conjunturais relacionadas à força de trabalho.
Durante a pesquisa , são coletados alguns dados sobre sexo, idade e cor ou raça dos moradores que também subsidiam publicações voltadas para a compreensão de aspectos sociais e demográficos do país. O objetivo é identificar um melhor entendimento e caracterização do mercado de trabalho.
Anualmente são divulgadas informações estruturais que envolvem também temas como educação e migração. O módulo anual voltado para a educação foi introduzido a partir de 2016. A Pnad Contínua amplia o questionário sempre no segundo semestre de cada ano.A nova edição atualiza a série histórica com os dados de 2022.
No caso da variável gênero, o analfabetismo entre os idosos atinge mais mulheres do que homens. A situação se inverte no caso dos mais jovens na faixa dos 15 anos: não sabem ler e escrever, 5,9% dos homens e 5,4% das mulheres.
O Nordeste abriga 55,3% de todos os brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever. o relatório destaca que entre a população branca, a taxa na faixa etária de 15 anos ou mais é de 3,3% e salta para 9,5% considerando 60 anos ou mais. Já entre pretos e pardos, 8,2% das pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, índice que sobe para 27,2%.