Na manhã desta quarta-feira (9), policiais civis da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais – CORPATRI – cumpriram seis mandados de prisão preventiva e três de buscas domiciliares contra grupo investigado por associação criminosa, roubo de veículos, adulteração de sinal identificador e receptação. Os mandados foram cumpridos nas cidades do Gama, Ceilândia, Santa Maria e em Águas Lindas/GO. Até agora, cinco pessoas foram presas, e uma delas está foragida.
Após roubarem os veículos, o bando modificava seus sinais identificadores, os revendiam à receptadores no Estado de Goiás. O depósito dos carros roubados ficava na cidade de Águas Lindas/GO.
Segundo o diretor da Divisão de Repressão à Latrocínio e a Furto e Roubo de Cargas (DRLC/CORPATRI), delegado Elianto Couto, o grupo era extremamente violento com as vítimas, com alguns integrantes possuindo passagens por homicídio. A mulher de um dos membros era a responsável por conseguir a numeração das placas dos veículos para posterior clonagem. O investigado, responsável pela adulteração, já é conhecido da policia e foi preso, em fevereiro deste ano, pela CORPATRI.
As prisões são desdobramentos da Operação Monetae (julho/19), que investiga grupo criminoso especializado no furto de caixas eletrônicos no DF e entorno. Com a prisão do líder do grupo criminoso no começo do ano, os comparsas haviam se reorganizado e se articulavam para cometer crimes a caixas eletrônicos.