A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) instituiu um grupo de trabalho (GT) para tratar dos preparativos do Carnaval 2024. O projeto é composto por representantes do governo e diversas secretarias visando assegurar o sucesso da festa. O objetivo é promover um evento seguro, diversificado e democrático.
A iniciativa visa à convergência de interesses e ao equilíbrio entre a celebração carnavalesca e o pleno funcionamento das atividades cotidianas do Distrito Federal. A constituição do grupo de trabalho é resultado de análises técnicas realizadas por órgãos competentes, bem como de consultas e diálogos com representantes da sociedade civil e do setor produtivo.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a criação do Grupo busca elevar ainda mais o nível de organização e segurança das festividades carnavalescas locais. O intuito é garantir que a celebração ocorra de maneira harmoniosa, respeitando princípios como a preservação da ordem pública, a segurança dos cidadãos e a proteção do patrimônio cultural.
“Com esta iniciativa, o governo e as secretarias do Distrito Federal reafirmam seu compromisso em tornar o Carnaval 2024 uma celebração memorável, que valoriza a cultura local, promove a diversidade e, acima de tudo, garante a segurança e o bem-estar de todos os participantes desta festa tão especial. O grupo de trabalho está em pleno funcionamento, e os brasilienses podem aguardar um Carnaval verdadeiramente inesquecível no coração do Brasil”, diz o secretário.
O planejamento conta com o apoio da coordenação da Secec, o GT é composto por representantes da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria DF Legal.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também irá atuar, juntamente com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Instituto Brasília Ambiental e Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Ainda podem ser convidados a participar do grupo de trabalho representantes de outros órgãos e entidades públicas.