De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o governo Lula (PT) manteve a aprovação do início do mandato neste mês de abril, com 52% de apoio da população. O estudo foi encomendado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O balanço foi feito entre os dias 14 e 19, em uma amostra de 2 mil entrevistados, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.
A oscilação ficou dentro da margem de erro, em relação ao último levantamento, de fevereiro. Enquanto a aprovação neste mês é de 52%, em fevereiro o índice foi de 51%. Outros 36% reprovaram, número que aumentou para 38%.
Dos entrevistados, 39% consideram o novo governo “ótimo” ou “bom”. O percentual era de 40% em fevereiro. Enquanto isso, 28% avaliam como “regular”, ao contrário dos 27% de fevereiro.
A pesquisa também avaliou as expectativas dos entrevistados sobre o atual governo. A porcentagem que escolheu ter expectativa “ótima” ou “boa” aumentou de 46% em dezembro para 49% em fevereiro e 51% em abril. Outros 17% consideram que a gestão será “regular”.
Em dezembro, o índice foi de 16% e, em fevereiro, de 21%. Os que têm expectativas “ruins” ou “péssimas” somam 27%, ante 25% na pesquisa anterior e 31% em dezembro.