O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou nesta quarta-feira (19) o início das obras de expansão da linha de Samambaia do Metrô-DF, em cerimônia liderada pela vice-governadora Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha. A ordem de serviço foi assinada no auditório do Metrô-DF, em Águas Claras, marcando o começo imediato das obras.
“É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos”, destacou Celina Leão durante o evento. A vice-governadora enfatizou que a ampliação beneficiará diretamente mais de 12 mil pessoas e destacou a prioridade do governo em melhorar o transporte público. As obras começam pela estação Parque Gatumé, com serviços iniciais de drenagem.
A expansão prevê 3,6 km adicionais de trilhos, com a construção de duas novas estações (nº 35 e nº 36) em áreas estratégicas de Samambaia, próximas a equipamentos públicos como a UPA e o Centro Olímpico. A obra inclui ainda a construção de três viadutos, quatro passarelas aéreas e a implementação de sistemas de energia, telecomunicações e segurança.
O diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, anunciou também planos para adquirir 15 novos trens para atender as linhas expandidas de Samambaia e Ceilândia, aumentando a capacidade do sistema de 180 mil para 420 mil passageiros diários.
Durante a solenidade, Celina Leão destacou ainda as iniciativas para melhorar o acesso ao transporte público, incluindo a gratuidade do transporte nos domingos e feriados a partir de 1º de março, além de testes durante o Carnaval.
“Queremos ter uma tarifa acessível e estamos estudando a gratuidade sem perder a qualidade do serviço”, concluiu a vice-governadora.