Assim como acontece em 74 cidades brasileiras, o Distrito Federal cogita adotar o sistema de transporte público gratuito para toda a população. A nova proposta tem como objetivo aumentar os benefícios econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a ideia pode ser uma forma de salvar o modelo vigente atualmente em grande parte do país.
O novo sistema de Tarifa Zero foi pautado pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Flávio Murilo, que participou de uma audiência pública com especialistas na Câmara Legislativa para tratar do tema.
Nos últimos três anos, mais do que dobrou o número de cidades que adotaram a tarifa zero do transporte público. O município de Formosa, no Goiás, é um dos exemplos que passou a usar o sistema em 2021.
“A gente pode afirmar que a tarifa zero é uma realidade concreta no Brasil. E se a gente não tomar uma medida concreta radical, podemos deixar de ter um transporte público razoável, porque esse sistema está colapsando”, ressalta Daniel Santini, pesquisador, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo e mestrando em Planejamento Urbano e Regional na Universidade de São Paulo (USP).