Durante a festa de 40 anos do ParkShopping, o governador Ibaneis Rocha enalteceu os empresários e comerciantes do Distrito Federal, nesta quarta-feira (8). O chefe do executivo fez questão de destacar os empregos gerados pelo comércio da capital.
“Isso representou um sonho para todos nós, foi uma inspiração e um sinal de que Brasília estava crescendo de verdade. Isso nos deixa orgulhosos da nossa cidade”, disse Ibaneis.
Sobre a economia local, em 2022, ela cresceu 4,3% em comparação a 2021, acima dos 2,9% do índice nacional para o mesmo período. Medidas tomadas pela administração pública e o setor privado alavancaram o setor econômico do DF nos últimos anos.
O aumento teve como principais colaboradores a indústria e o setor de serviços e foi impulsionada com ações do governo, inclusive, a desoneração de tributos e a concessão de benefícios fiscais.
O destaque foi a implementação do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis), em 2021, que proporcionou a 91 mil empresas e 389 mil cidadãos uma redução do endividamento com o governo local. As ações colaboram para ampliar o consumo e reaquecer a economia.
O GDF lançou, em 2023, uma nova edição do programa, com adesão até 30 de novembro. O objetivo é arrecadar cerca de R$ 400 milhões aos cofres públicos em débitos de mais de 150 mil pessoas físicas e 4,5 mil empresas.
Além disso, o governo também tem colhido resultados na melhoria do ambiente de negócios. De acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) elaborado pelo Ministério da Fazenda, Brasília ocupa o primeiro lugar do Centro-Oeste.