A faixa de pedestre foi implantada em Brasília em 1º de abril de 1997, foi a primeira no país. A pioneira foi pintada nas imediações da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul. Nesses 26 anos, as ocorrências de morte por atropelamento diminuíram em 56%.
Após a primeira faixa, a medida de segurança foi replicada mais de 4 mil vezes pelas vias do Distrito Federal. Quando o assunto é a relação entre pedestres e condutores do DF, as sinalizações, que têm como objetivo evitar atropelamentos e outros acidentes, tornaram-se referência.
Além de exemplo de cidadania e obediência à regra de trânsito, Brasília reflete também uma redução significativa de mortes por acidente na capital, conforme dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran–DF).
A frota de veículos saltou de 229.236 em 1997 para 1.967.356 em 2022. Nos 26 anos de existência da faixa, o número de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF reduziu 56,4%, caindo de 202 para 88 mortes por atropelamento.
Não dar preferência ao pedestre que esteja à espera da travessia na faixa é infração gravíssima. Nesse caso, a penalidade é de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
A faixa de pedestre sempre foi símbolo de cidadania em Brasília. O projeto teve início durante a gestão do governador Cristovam Buarque (PT). Um dos mais admirados durante os quatro anos de mandato do então chefe do Executivo.