A expedição luso-brasileira vai refazer os passos do príncipe regente Dom Pedro I. A navegação teve início nesta terça-feira (29), às 9h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, a expedição resultou na proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
A comitiva é integrada por dez pessoas do Brasil e também de Portugal. A equipe vai passar por 24 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro. O final da expedição ocorre no dia 7 de setembro, no Museu do Ipiranga, na capital paulista.
Coordenada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a comitiva é a idealizadora do projeto Heróis Portugueses do Brasil, e celebra os 200 anos da Independência, completados no ano passado.
De acordo com o coordenador do projeto, Vittorio Lanari, o plano foi concebido entre 2013 e 2014, com a ideia de resgatar nomes de cidadãos portugueses que foram importantes para a concepção do Estado brasileiro na forma como é hoje.
“A gente começa por Ouro Preto, porque entre março e abril de 1822, Dom Pedro I fez a primeira viagem para o interior do Brasil, a fim de conter uma possível rebelião separatista que podia ocorrer naquela província de Ouro Preto. Esse foi o primeiro passo”, disse o coordenador.
O responsável enfatiza que o grande objetivo da expedição é resgatar a memória dos portugueses que foram importantes para o Brasil.
“Em maio, ocorreu uma rebelião em São Paulo, devido à morte de alguns militares. “A coisa começou a piorar e aí ele resolveu fazer uma viagem também para aquele estado, com o mesmo motivo, de neutralizar uma possível rebelião, e acabou declarando a Independência””, relembra Vittorio