Em parceria com o Instituto Inside Brasil, a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) lançou, na manhã dessa quinta-feira (28), a campanha Mulher, não se Cale!. O projeto tem início na Estação Galeria e conta com o apoio do Metrô-DF. A ação vai até 27 de outubro e estará presente em dois trens e nas estações do DF de forma itinerante.
A SMDF pretende alcançar diretamente cerca de 30 mil usuários do metrô, e 130 mil pessoas indiretamente, levando ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
A vice-governadora Celina Leão esteve presente na cerimônia, juntamente com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar. A deputada distrital Jane Klébia e a gerente de Projetos Especiais do Metrô, Letícia Divina também marcaram presença.
“As mulheres devem ser encorajadas a fazer a denúncia e, para isso, criamos campanhas e programas como essa iniciativa. O suporte do Estado é fundamental para que todas saiam da situação de vulnerabilidade e do ciclo de violência. Queremos que cada mulher tenha o seu emprego e crie seus filhos de forma segura”, destaca Celina.
A campanha vai orientar as mulheres que sofrem ou testemunham tipos de violência doméstica, além de conscientizar homens a não praticarem agressões e ampliar o debate sobre a violência de gênero. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira lembra que a informação salva a mulher. “Vamos ampliar a campanha para ocupar os espaços públicos do DF e conscientizar a todos que a pauta da mulher é de todos”, diz a responsável.
Os estandes de divulgação, conscientização e apoio do projeto estarão montados, em datas específicas, nas estações do metrô Central, Galeria dos Estados, Águas Claras, Praça do Relógio e Ceilândia Centro, locais com os maiores fluxos de circulação de pessoas, sendo estratégico para o alcance de um público maior.
O evento conta com uma equipe de cinco mobilizadores, treinados pela equipe da SMDF, que realizam abordagem às pessoas sobre os diferentes tipos de violência, seus impactos, as causas subjacentes e os direitos das mulheres, com o objetivo de romper com os estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade, quebrando o ciclo de violência.
Além do material de apoio distribuído pela equipe, a campanha estará presente em todas as estações do metrô do Distrito Federal por meio da adesivagem dos trens, escadas, paredes e cartazes. O estande aborda o assunto com sensibilidade e incentiva a reflexão sobre o tema.