Escola do Paranoá aposta na inovação dos métodos de aprendizagem

Imagine uma escola na qual as decisões são tomadas em conjunto com a comunidade, onde valores como respeito e autonomia são praticados dia a dia e o próprio espaço é criado para facilitar a aprendizagem. Essa instituição existe: é a Escola Classe Comunidade de Aprendizagem (EC CAP), do Paranoá, que atende estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Renata Resende, a CAP propõe novas formas de aprender, a partir de estímulos a princípios como amorosidade e responsabilidade. A proposta ainda contempla uma nova forma de participação da escola na comunidade e da comunidade na escola.

No episódio podcast do EducaDF desta semana, o tema é a proposta da CAP, que busca a autonomia dos estudantes e a participação da comunidade nas decisões escolares. Ouça o episódio nas plataformas de áudio.

Um sonho possível

“A gente lidava todos os dias em sala de aula com a evasão escolar e a desmotivação dos estudantes”, conta Renata Resende. “Pesquisamos outras formas de trabalho e, nessa busca, recebemos o apoio do professor José Pacheco, que é um dos fundadores da Escola da Ponte e do Fórum Autonomia, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília [UnB].”

A Escola da Ponte é uma unidade pública de Portugal que, desde 1976, propõe mudanças radicais, como a não adoção de séries e a valorização de temas que estimulem cada estudante, de maneira solidária. Ou seja, eles mesmos se ajudam.

Mãe de duas crianças que frequentam a EC CAP, Adriana Marques Monteiro afirma que a experiência não poderia ser melhor. “Mesmo na pandemia, a escola, gestores e professores têm dado apoio às famílias”, conta. “Eles se preocupam se estamos bem”.

Atividades

As aulas mediadas por tecnologia não têm impedido a execução dos projetos escolares. Os mais recentes contemplam um sarau com a presença da artista Martinha do Coco, moradora do Paranoá, e de uma representante da cultura popular, além de um bate-papo das crianças com a equipe de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá.

“Estar em um espaço educacional como a CAP é uma forma de significar a vida e ressignificar o fazer educacional”, resume o professor Mateus Fernandes de Oliveira.  Por sua vez, a diretora se recorda que, durante uma ida à biblioteca com o educador, as crianças encontraram um parquinho quebrado. Elas voltaram para a escola pensando em como poderiam ajudar a consertá-lo.

A partir dessa situação, foi elaborado um projeto e, entre outras ações, os estudantes escreveram uma carta e levaram pessoalmente ao coordenador da Regional de Ensino do Paranoá. O resultado é que o parquinho foi reformado. “Priorizamos a metodologia de trabalho de projetos”, pontua Renata. “A ideia é que os nossos projetos ampliem o conhecimento e o diálogo com o espaço em que as pessoas vivem”.

Fonte: Agência Brasília

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, ou clicar em "Prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.