A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) publicou o resultado final do Edital nº 10/2023, realizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O edital foi elaborado para reconhecer e valorizar os talentos do movimento Hip-Hop no Distrito Federal.
O Edital nº 10/2023 Prêmio FAC Cultura Hip-Hop teve como objetivo reconhecer agentes culturais envolvidos no movimento do gênero, sejam eles personalidades, grupos ou entidades, com um prêmio total de R$ 1,2 milhão. Esta foi uma iniciativa de reconhecimento e fortalecimento para a expansão dessa expressiva cultura artística.
O resultado final está disponível no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os que foram premiados têm um prazo de 20 dias corridos para apresentar a documentação requerida, essencial para o recebimento do prêmio.
A não apresentação dentro deste período acarretará desclassificação do candidato. Todas as informações e formulários estão disponíveis no site da Secec.
A 1ª Semana Distrital do Hip Hop foi promovida na Câmara Legislativa do DF (CLDF), de 6 a 10 de setembro. O projeto se tornou oficial por meio da Lei nº 7.274, de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSOL).
O hip-hop nasceu no início da década de 1970 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em meados dos anos 1980. Este ano, passou a ser considerado patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, conforme a Lei nº 7.274/2023. A norma estabelece a criação da Semana Distrital do movimento, que ocorre em novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Hip-hop (12/11).