O Governo do Distrito Federal recebeu a menção “ótimo” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) de 2025, realizado pela organização Transparência Internacional — Brasil. O GDF alcançou a nota de 85,1 pontos em 100, resultado que coloca a administração distrital entre as cinco melhores do país, à frente de 22 estados, e evidencia um ambiente de maturidade na divulgação de dados e na interação com a sociedade.
O Distrito Federal se destaca no cenário nacional não apenas pela sua posição no ranking geral, mas por ser uma das três unidades de Federação do país — ao lado do Acre e de Minas Gerais — que disponibilizam transparência plena sobre as emendas parlamentares estaduais e distritais. Essa prática é considerada vital para o controle social e o combate a desvios de recursos, especialmente em um momento de discussões sobre o aumento no volume de verbas.
Durante o lançamento do Cartão Uniforme Escolar nesta quarta-feira (1º/10), o governador Ibaneis Rocha elogiou o trabalho da Controladoria: “Não posso deixar de ressaltar mais um prêmio que nós recebemos essa semana, que foi o Prêmio da Transparência. Parabéns ao Daniel Lima, a sua equipe. O Distrito Federal ficou entre os 5 estados mais transparentes do Brasil. Um trabalho feito em parceria com a Secretaria de Economia, que demonstra todo o trabalho que a gente busca fazer, afastando assim o temor que existe. A corrupção tem em todo lugar, mas quando você trabalha com instrumentos de transparência você diminui a corrupção em todas as áreas de governo”, disse Ibaneis Rocha.
Ele usou o exemplo do governo, que colocou o Banco de Brasília (BRB) para gerir programas sociais, para pontuar sobre a questão da transparência no uso de recursos públicos. “Esses programas feitos através do BRB na sua implementação eles dão garantia de transparência, porque na hora que passa o cartão imediatamente chega a informação para o Banco de Brasília, que tem condições de saber se foi emitida a nota em parceria com a Secretaria de Economia, se o tributo foi recolhido, então tudo isso a gente faz”, detalhou. “Todos os programas, vocês prestem atenção, primeiro programa que eu instituí no BRB foi o da mobilidade. Nós nunca mais tivemos um escândalo na mobilidade do Distrito Federal, o que era uma constante no passado. Então, esses programas trazem o que eu chamo de transparência. E onde tem transparência, a gente evita a corrupção. E tanto que ganhamos o prêmio, só três cidades no Brasil estão melhor colocadas nesse prêmio de transparência e nós do Distrito Federal temos o orgulho que estamos ali entre os três”, finalizou.
“Transparência vai além de um valor da gestão, é uma prática diária que envolve tecnologia, compromisso e respeito ao cidadão. Esse resultado reflete o esforço coletivo do GDF em promover uma administração pública cada vez mais acessível, íntegra e participativa”, destaca o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
“O ITGP é uma das avaliações mais rigorosas do país, analisando mais de 100 critérios para medir os níveis de transparência, integridade, participação social e combate à corrupção nos governos estaduais. A pontuação de 85,1 do GDF, não só supera a média nacional de 69,8 pontos, como também reflete uma trajetória de implementação de boas práticas de governança”, afirma a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz.
Inovação a serviço do cidadão
Os destaques positivos do GDF estão alinhados com um movimento mais amplo de modernização da administração pública distrital. A nota máxima na dimensão Plataformas reflete o compromisso em oferecer ferramentas de acessibilidade digital em seu portal principal e em publicar o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em formato aberto. Na dimensão Transformação Digital e Comunicação, o governo publica os resultados das pesquisas de satisfação com os usuários de serviços públicos e apresenta inovações digitais na promoção da transparência, participação e combate à corrupção.
Com 90,1 pontos na dimensão Transparência Financeira e Orçamentária, o DF demonstra maturidade na divulgação de dados sobre receitas, despesas e execução orçamentária, fortalecendo o controle social e a confiança da população.
Resultados concretos
A conquista da 5ª posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 reforça uma trajetória de evolução contínua do Governo do Distrito Federal na promoção da transparência. Em novembro de 2024, o GDF já havia alcançado o nível diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a mais alta classificação concedida a entes públicos que atendem 100% dos critérios essenciais de transparência.
Esse reconhecimento foi resultado de uma análise criteriosa dos portais institucionais, conduzida pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), e refletiu o compromisso da gestão com o acesso à informação, o controle social e a participação cidadã.
O GDF tem ampliado seus canais de comunicação com a sociedade, investido em soluções digitais e promovido a integração entre órgãos e entidades para garantir que a transparência seja uma prática transversal em toda a administração pública. O crescimento expressivo no número de acessos ao Portal da Transparência e à versão mobile, além das premiações recebidas por iniciativas como o Participa DF e o Programa Polaris (governança pública), evidenciam que os avanços são parte de uma estratégia consolidada de governança aberta e inovação.
*Com informações da CGDF e de Ian Ferraz e Adriana Izel, da Agência Brasília
Fonte: Agência Brasília