O mês de dezembro marca a campanha Dezembro Verde, que chama atenção para o cuidado responsável com os animais domésticos. A escolha da data não é por acaso: esse período, marcado por festas e férias, registra o maior número de abandonos de pets, além de um aumento nas fugas, causadas pelo estresse de fogos de artifício e ausência dos tutores.
A campanha busca alertar sobre a importância de garantir conforto e segurança aos animais. Segundo estimativas que se mantêm estáveis desde o início da década, cerca de 30 milhões de cães, gatos e outros animais domésticos estão em situação de abandono no Brasil.
De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, Daniela Ramos, a relação entre pessoas e pets mudou bastante. “Hoje, falamos em ‘tutores’, não mais em ‘proprietários’. Cuidar de um animal exige compromisso com suas necessidades físicas e emocionais”, explica.
O conselho também destaca a importância do planejamento antes da adoção. Animais vivem, em média, mais de 10 anos, e períodos como férias ou mudanças de residência devem ser considerados. Acostumar os pets com outros cuidadores ou locais pode ajudar a reduzir o estresse causado pela ausência dos tutores.
“Muitos abandonos poderiam ser evitados se as pessoas refletissem, antes de adotar, sobre questões como: ‘Quem cuidará dele se eu viajar?’ ou ‘O que farei se precisar mudar de casa?’”, afirma Daniela. Ela ainda orienta que momentos com mais tempo livre, como as férias, são ideais para considerar a adoção e preparar o pet para uma boa convivência em família.
Abandono de animais é crime
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo lembra que abandonar animais é crime, segundo a Lei 9.605/1998, e pode resultar em pena de até um ano de prisão, com agravantes se houver maus-tratos. Denúncias podem ser feitas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal ou pelo telefone 0800-600-6428.
Na capital paulista, o recolhimento de animais abandonados é feito pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), especialmente em casos de risco à saúde pública ou quando há sofrimento evidente.
Santa Catarina lança campanha “Não Abandone o Amor”
Alguns estados também intensificam a conscientização em dezembro. Em Santa Catarina, foi lançada a campanha “Não Abandone o Amor”, com ações nas ruas e divulgação até janeiro.
“A ideia surgiu a partir da observação de que, nesta época, aumentam tanto as adoções quanto os abandonos”, disse a diretora estadual do Bem-Estar Animal, Fabrícia Rosa Costa. Ela reforça que pets não são brinquedos, e sim seres que sentem dor, medo, tristeza e abandono.
A campanha é um apelo para que mais pessoas entendam que adotar um animal é um compromisso de longo prazo, que exige responsabilidade e empatia.
Fonte: Agência Brasil

