Em menos de seis meses, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou de oito operações com as forças de segurança, que resultaram na prisão de envolvidos e na interrupção de esquemas criminosos que atuavam há décadas dentro do órgão.
As ações, realizadas em conjunto com a polícia, tiveram como foco desarticular quadrilhas que exploravam falhas no sistema para cometer fraudes, principalmente em processos relacionados a veículos e transferência de propriedade. Os criminosos usavam acessos irregulares e senhas de terceiros para burlar os procedimentos.
Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, o objetivo da atual gestão é acabar de vez com essas práticas. “A era em que fraudadores agiam livremente acabou. Vamos responsabilizar cada envolvido”, afirmou.
Além das operações, o Detran tem investido em tecnologia e sistemas de inteligência para detectar fraudes em tempo real. Esses novos sistemas permitem identificar rapidamente o responsável, o local e a forma da irregularidade, com bloqueios automáticos e acionamento imediato das autoridades.
A estratégia do órgão se baseia no combate firme às fraudes, na melhoria do atendimento ao cidadão com processos mais seguros e ágeis, e na transformação do Detran-DF em referência nacional em integridade, governança e tecnologia no serviço público.
- Doadores regulares de sangue terão prioridade em campanhas de vacinação do DF
- Últimos dias para concorrer a uma bolsa de graduação pelo GDF
- Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22
- Segundo ciclo do Renova DF oferece 1,7 mil vagas e novas regras de participação para ex-alunos
- Vacina pneumocócica 20 está disponível em todas as UBSs do DF
