O Detran-DF realizou, de 12 a 17 de fevereiro, a Operação Carnaval: Folia Segura 2026 em várias regiões administrativas do Distrito Federal. A ação teve como foco diminuir sinistros no trânsito e combater a direção sob efeito de álcool durante o período de festas.
A fiscalização foi reforçada em Samambaia, Planaltina, Taguatinga, Santa Maria, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Águas Claras, Itapoã, Sobradinho e Varjão. Em seis dias, os agentes fizeram 2.655 abordagens e aplicaram 2.341 testes do bafômetro.
Durante a operação, 133 motoristas foram autuados por dirigir após consumir álcool. Também foram registrados:
-
193 veículos sem licenciamento;
-
82 condutores sem habilitação;
-
13 motoristas com a CNH suspensa;
-
57 veículos com infração por descarga livre;
-
321 outras infrações diversas.
Além das blitzes e abordagens, o Detran-DF ampliou as ações educativas. Pelo projeto Rolê Consciente, foram feitas 10 atividades, com público estimado em 8 mil pessoas. O Pneu Seguro realizou 10 ações, alcançando cerca de 6 mil participantes. Já 12 blitzes educativas impactaram aproximadamente 5 mil cidadãos.
No Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o bloco educativo do Detran-DF orientou cerca de 15 mil foliões sobre os riscos de beber e dirigir e sobre a importância de respeitar pedestres e ciclistas.
A campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir” ampliou o alcance das mensagens e atingiu mais de 80 mil pessoas durante o período.
Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, a operação buscou unir fiscalização e educação para garantir resultados mais duradouros, reforçando a importância da atuação integrada com outros órgãos de segurança para reduzir riscos e incentivar responsabilidade no trânsito.
