Os desfiles das escolas de samba de Brasília, que estavam marcados para os dias 21 e 22 de abril foram adiados. A decisão da Secretaria de Cultura do Distrito Federal se deu nessa terça-feira (11), após questionamento do Tribunal de Contas do DF (TCDF). A corte suspeita de fraude no processo seletivo.
A decisão é sobre o método da liberação de R$ 7 milhões para os desfiles. Segundo a Secretaria, as informações estão sendo reunidas para envio à Corte e, assim que possível, uma nova data será anunciada.
A União das Escolas de Samba de Brasília (UNIESBE) foi escolhida para ações que vão desde o planejamento até a confecção das fantasias. O edital para contratar duas entidades para ajudar na organização do carnaval foi lançado em fevereiro deste ano
O Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa (ICPEC) ficou responsável pela estrutura dos desfiles, previstos para acontecer no Eixo Cultural Ibero-Americano.
O edital para o carnaval do DF deste ano não traz um cronograma de pagamento. Os técnicos do Tribunal de Contas acreditam que isso “pode prejudicar a prestação de contas das entidades, o que pode resultar em afronta ao princípio da transparência”.