Em tempos de pandemia por razão do Coronavírus (Covid-19), a população vem colocando em sua rotina a utilização de máscaras de proteção. Sejam descartáveis ou laváveis, elas são fundamentais para prevenir a propagação do coronavírus. O uso e descarte corretos dessas máscaras asseguram a eficácia no controle e na redução da transmissibilidade do novo vírus. As autoridades sanitárias orientam quanto aos cuidados que devem ser tomados.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por se tratar de material contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas no lixo orgânico ou junto à materiais recicláveis. Sendo assim, é necessário que o usuário, envolva a máscara utilizada em sacola plástica e descarte em lixo comum.
O descarte de modo errado pode infectar os coletores de lixo, é fonte perigosa de disseminação do vírus para outros locais, além de trazer um risco enorme para o meio ambiente.
Máscaras de Tecidos
Ao contrário das máscaras descartáveis, as de tecido podem ser lavadas e reutilizadas, entretanto, a Anvisa recomenda evitar mais que 30 lavagens. Para isso, alguns cuidados devem ser mantidos:
- lavar a máscara separadamente;
- lavar previamente com água e sabão neutro;
- deixar de molho na água, sabão e água sanitária ou equivalente (recomenda-se de 20 a 30 minutos);
- secar;
- passar com ferro quente;
- guardar em recipiente fechado.
Descarte da Máscara de Tecido
A máscara de pano deve ser descartada sempre que for observada a perda da elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira. As máscaras de TNT não podem ser reutilizadas e devem ser descartadas sempre após o uso e de forma adequada.