Vai até domingo (3), a oitava edição do FestFlor Brasil, maior evento de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. O encontro acontece na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), das 11h às 19h. A programação é gratuita e conta com palestras e oficinas sobre floricultura, além de estandes que vão expor e comercializar flores e plantas para todos os gostos.
Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o festival é organizado pela Sempre Eventos. A Secretaria de Turismo (Setur) também apoia o projeto, junto com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Ceasa-DF e a Embrapa.
O objetivo é apresentar ao visitante produtos de qualidade e, por meio do espaço institucional da empresa, mostrar os avanços e oportunidades do setor. A Emater vai atuar na mobilização dos produtores de flores e plantas ornamentais do DF para participação no FestFlor Brasil.
De acordo com o presidente da Emater, Cleison Duval, a floricultura é uma cadeia prioritária, que arrecadou quase R$ 182 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP) em 2022. A cadeia da floricultura movimenta mais de cinco mil empregos diretos e indiretos no Distrito Federal.
“O mercado da floricultura no DF apresenta grande potencial de crescimento por fatores como proximidade com o mercado consumidor, clima favorável, facilidade de escoamento, além de Brasília se colocar entre os principais consumidores de flores do país. Por isso a retomada desta feira, que é a mais importante da região, não só do ponto de vista da oportunidade de comercialização, mas também pela troca de informações diretamente com os produtores”, destaca o presidente.
A sétima edição do FestFlor Brasil ocorreu em 2019, e o retorno do evento traz grande expectativa nos diversos setores da floricultura, por proporcionar oportunidades de comercialização, gerar emprego e renda aos produtores locais e reunir no mesmo local o que há de melhor da cadeia de produção, como flores de corte, de vaso, paisagismo, insumos em geral. Tudo isso permite ao público acessar produtos de qualidade, com preços competitivos.