Começou a última etapa do processo seletivo para conselheiros tutelares, no Distrito Federal. Os 220 conselheiros e 440 suplentes participam, até 21 de novembro, do curso de formação para exercerem as atividades no quadriênio 2024-2027. A capacitação é promovida pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).
O processo é de caráter eliminatório e promoverá cursos com carga horária de 122 horas/aula nas modalidades online e presencial. A parte da formação presencial tem 40 horas/aula e está dividida em duas turmas. As aulas estão previstas para ocorrerem até 21 de novembro, no Centro Universitário Iesb de Ceilândia Norte.
“Presencialmente, eles aprenderão diversos temas como noções gerais de direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, acolhimento institucional, trabalho infantil e violência doméstica. Os instrutores são os que integram o banco de profissionais da Egov, mas a maioria é da própria Secretaria de Justiça e Cidadania”, diz a diretora-executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino.
As aulas online acontecem até 18 de dezembro, com carga horária de 82 horas/aula. Nesta modalidade, eles vão aprender sobre assédio na administração pública, atendimento ao público, ética e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A diretora explica que “esses cursos online são mais preparatórios para integrá-los ao GDF e sobre como funciona a tramitação dos processos no governo. Nas duas modalidades, os participantes serão submetidos a avaliações de aprendizagem que devem comprovar aproveitamento de, no mínimo, 80% no presencial e 70% no online”,
O resultado final das eleições para membros dos conselhos tutelares do Distrito Federal do quadriênio 2024-2027 foi divulgado em 5 de outubro, no Edital nº 33, no DODF. A posse dos novos conselheiros está prevista para 10 de janeiro de 2024.