Por causa de apostas esportivas, a Câmara dos Deputados decidiu instalar uma CPI para investigar a manipulação de resultados de jogos de futebol no Brasil.
No entanto, a CPI deve começar até o próximo dia 15, de acordo com o relator do caso, deputado Felipe Carreras (PSB-PE). A ação é baseada na Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás.
Conforme as investigações, foi possível descobrir que diversos jogos das Séries A e B do Brasileirão e de Campeonatos Estaduais, foram alvo de aliciamento de jogadores para receber propositadamente cartões amarelo e vermelho. As partidas teriam acontecido todas no ano passado.
Mais de 200 assinaturas integram o pedido para a instalação dessa comissão. Para que uma CPI seja instalada basta ter no mínimo 171 manifestações a favor. Além de ter sido o relator da comissão de modernização da Lei Pelé, Felipe Carreras é conhecido pela relação com o esporte na Câmara e foi presidente da Comissão do Esporte na casa.
O objetivo da CPI é esclarecer as denúncias e reacender a credibilidade do futebol brasileiro, que deixou um pouco a desejar diante da atual situação investigada.