Cientistas da Índia estão desenvolvendo um teste que tem se mostrado promissor e acessível para detectar o coronavírus. Os cientistas estimam que o kit —chamado Feluda— daria resultados em menos de uma hora.
O Feluda será produzido pelo conglomerado indiano Tata e poderá ser o primeiro teste no mundo de covid-19 feito de papel e disponibilizado no mercado. A agência reguladora de medicamentos da Índia já liberou seu uso comercial.
“É um teste simples, preciso, confiável, econômico e capaz de ser reproduzido em grande escala”, disse o professor K Vijay Raghavan, principal conselheiro científico do governo indiano.
Pesquisadores do Instituto CSIR de Genômica e Biologia Integrativa, em Déli, onde o Feluda foi desenvolvido, fizeram experimentos com cerca de 2.000 pacientes, incluindo alguns que já haviam testado positivo para o coronavírus anteriormente.
O novo produto mostrou ter sensibilidade de 96% e especificidade de 98% —indicadores da precisão de um teste. Ser altamente sensível significa uma detecção de quase todos os portadores da doença; e ser altamente específico mostra que todos aqueles que não têm a doença serão corretamente descartados.
O primeiro indicador garante que não haja muitos resultados falsos negativos; e o segundo, não muitos falsos positivos.
O custo de produção também é atraente. De acordo com seus criadores, cada teste Fedula demanda cerca de US$ 6,70 (R$ 38) para ser feito.
Fonte: Viva Bem
