Conforme a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) voltou a recuar em setembro e atingiu o menor patamar em mais de três anos, desde julho de 2020. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Economia da instituição (FGV Ibre).
O levantamento mostra que a confiança da indústria caiu 0,4 ponto em setembro, para 91 pontos. Na média móvel trimestral, houve uma alta de 1 ponto, para 91,4. O Índice de Situação Atual (ISA) registrou alta de 1,2 ponto em setembro, para 89,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, recuou 2 pontos, para 92,4.
“A confiança da indústria fecha o terceiro trimestre em queda, resultado das dificuldades enfrentadas pelo setor durante o ano de 2023. A elevada taxa de juros, o forte endividamento das famílias e o alto nível de estoques dada a redução da demanda interna, principalmente nos segmentos produtores de bens de consumo, vêm limitando o crescimento do setor”, explica Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.
O especialista ainda frisa que, mesmo com a melhora da percepção dos empresários em relação à situação atual, influenciada pela demanda externa de setores relacionados à produção de bens intermediários, isso ainda é insuficiente para que a confiança melhore no curto prazo.