O Brasil está entre os países com mais animais de estimação no mundo. São mais de 160 milhões de pets convivendo com famílias em todo o país, de acordo com a Agência Senado de Notícias. Diante desse cenário, a Neoenergia Brasília chama atenção para um ponto muitas vezes negligenciado: a segurança elétrica nos lares que têm cães e gatos.
Curiosos por instinto, os pets podem morder fios, se enroscar em extensões ou brincar perto de equipamentos ligados, situações que oferecem riscos graves, como choques, queimaduras e curtos-circuitos. Para evitar acidentes, a distribuidora reforça orientações simples e eficazes que ajudam a proteger toda a família – incluindo os animais.
“A segurança começa dentro de casa”, alerta o gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia Brasília, Antonio Ribeiro. “Muitas situações perigosas podem ser evitadas com atitudes básicas, mas essenciais, especialmente em ambientes com pets. Nosso papel é conscientizar a população e incentivar a prevenção.”
Entre as principais recomendações, estão manter fios organizados e fora do alcance, usar canaletas ou protetores, desconectar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso e fazer vistorias periódicas para identificar possíveis danos na fiação. Outro cuidado importante é investir em tomadas com trava de segurança, principalmente em residências com filhotes.
Em caso de acidentes com eletricidade, a orientação é desligar o disjuntor imediatamente e acionar o socorro. Nunca toque na pessoa ou animal enquanto estiverem em contato com a fonte elétrica.
Vira-lata caramelo
Como parte da campanha de conscientização, a Neoenergia apresenta o mascote Max, um vira-lata caramelo que, ao lado de um eletricista da empresa, ensina de forma leve e educativa como evitar acidentes com energia. A ação, batizada de “Amigo de Verdade”, já está sendo veiculada em escolas, rádios, redes sociais e outros canais de comunicação.
Com linguagem acessível e foco nas famílias, a campanha amplia o alcance da cultura de segurança elétrica, reforçando o compromisso da distribuidora com os mais de 3 milhões de moradores do Distrito Federal.
*Com informações da Neoenergia
Fonte: Agência Brasília