O BRB Mobilidade tem revolucionado a experiência dos usuários do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal. Focando em inovação e qualidade de serviço, o BRB trouxe praticidade e segurança ao diversificar os meios de pagamento, investir em atendimento e digitalizar processos.
Atualmente, o sistema de bilhetagem permite recarga via Pix e pagamento de passagens com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas, além do uso do cartão mobilidade e vale transporte. Desde que o BRB assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) há quase cinco anos, foram registrados R$ 1,3 bilhão de acessos ao transporte urbano, gerando uma movimentação financeira de R$ 3,6 bilhões.
“O BRB cumpre seu papel como agente de desenvolvimento social do DF ao permitir que as pessoas tenham maior liberdade de pagamento ao utilizar o transporte público da cidade. Aceitamos o desafio de colaborar nessa área de atuação e, procurando trazer melhorias para a população daqui, implementamos ações importantes para trazer um atendimento mais ágil, moderno e sem filas para os usuários. Entendemos as necessidades da população e diversificamos os meios de pagamento, tendo, ainda, o compromisso de evoluir cada vez mais”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Em 2023, reforçando o compromisso com a experiência do usuário, o aplicativo do BRB Mobilidade, que possui mais de 423 mil pessoas cadastradas, implementou a possibilidade de recarga do Cartão Mobilidade por meio de PIX, diminuindo para, no máximo, 5 minutos o tempo de espera para a disponibilização de saldo no cartão.
Os pagamentos via cartão de débito e crédito diretamente nas catracas estão disponíveis desde 2022 no Metrô e agora estão sendo expandidos para os ônibus. A partir de 1º de julho, parte da frota de ônibus do DF não aceitará mais dinheiro físico, apenas pagamento por cartão. Esta iniciativa visa aumentar a segurança dos usuários e dos trabalhadores do sistema de transporte, pois a redução de dinheiro em circulação diminui os riscos de assaltos.
Além disso, a recarga pode ser feita presencialmente em dinheiro nos postos do BRB Mobilidade, nas estações do Metrô, nas estações do BRT e nas lojas do BRB Conveniência, totalizando mais de 120 pontos de recarga.
Para facilitar ainda mais, o BRB disponibilizou um chatbot integrado ao aplicativo e à Central de Atendimento, auxiliando os usuários a esclarecerem dúvidas e obterem informações.
Com essas iniciativas, o BRB Mobilidade não apenas moderniza o sistema de bilhetagem, mas também reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua do serviço público de transporte no Distrito Federal.