A Jornada Nacional de Imunização (PNI) reúne, a partir desta quarta-feira (20), especialistas para debater sobre as vacinas para a dengue e para o vírus sincicial respiratório, além dos obstáculos já conhecidos como o antivacinismo e a hesitação vacinal. O encontro acontece até sábado (23), em Florianópolis, Santa Catarina.
A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Mônica Levi está otimista em relação à retomada das coberturas vacinais, cuja queda já começou a ser revertida. Ela conta que “é um trabalho bem árduo, porque quando você consegue causar medo e desconfiança, é muito difícil retomar isso. Mas sou uma pessoa otimista, acho que estamos caminhando”.
Segundo ela, as coberturas vacinais já estão melhores do que em 2021 e 2022. A sociedade científica é a organizadora da jornada que será realizada no ano em que o PNI completa meio século de vida.
O evento vai contar com um fórum especial de saúde pública em que representantes do Ministério da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e secretarias municipais e estaduais de saúde discutirão os próximos passos para a retomada das coberturas vacinais.