De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos três anos, o Distrito Federal ficou abaixo da média nacional da cobertura da saúde bucal da população. A média de atendimentos no país foi de 40% em 2022, enquanto a capital registrou apenas 18% de acompanhamentos.
O relatório é referente à atenção primária à saúde, realizada pelas equipes de Saúde da Família. O índice nacional, em 2021, era de 46,14%, e de 25,29% no DF. A última vez que Brasília esteve abaixo de 20% foi em 2019, quando a cobertura atingiu 18,9%.
A baixa cobertura faz com que pacientes aguardem meses por atendimento e impacta principalmente pessoas de baixa renda. Segundo o MS, o órgão não realiza levantamentos considerando todo o atendimento odontológico disponível na rede pública. Por isso, não seria possível fazer a comparação da cobertura do DF a nível nacional.
A Atenção Primária à Saúde (APS) presta assistência à população nas unidades básicas de saúde (UBSs). Esse atendimento abrange toda a população do DF. Fazer tratamento preventivo da saúde bucal é de extrema importância também para a saúde do corpo, segundo especialistas.
O DF dispõe de 176 UBSs, sendo que na maioria dessas há serviços odontológicos e nas que não houver o paciente será encaminhado para outra unidade que ofereça o serviço.