De acordo com um estudo do Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Mosaiclab, os brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa no ano passado. Em comparação com 2021, o alta marca um aumento de 27,6%.
Foram R$ 56,5 bilhões gastos com esse tipo de serviço, apenas no último trimestre de 2022. Ne período, a alta foi de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do estudo CREST.
O número se aproxima aos níveis pré-pandemia e representa uma melhora para o setor. Em relação a 2019, houve um aumento de 1% dos brasileiros com esse tipo de gasto no ano passado. O levantamento ainda aponta para um aumento de 8% na quantia gasta pelos consumidores, com um ticket médio de R$ 19,27.
Lucas Roberto, responsável pela área de marketing do IFB, destaca que os números indicam uma recuperação importante para o setor de alimentação fora de casa, que foi um dos mais “afetados pelas restrições impostas para conter o avanço da Covid-19”.
“O setor é altamente resiliente e vem comprovando que pode se ressignificar. Não haverá um retorno ao normal, mas sim novos comportamentos e novas expectativas, e os empresários estão se adaptando”, diz o representante.
Conforme diz o estudo, os resultados são reflexos do maior fluxo de visitação das pessoas aos estabelecimentos físicos. Além disso, os dados mostram que o uso do delivery também aumentou, saindo de 9% em 2019 para 16% em 2022. O balanço relata que pedidos feitos por aplicativos dobraram em relação aos níveis pré-pandemia e, em comparação a 2016, apresentam um aumento de mais de 1.000%.