Foi inaugurada, na última sexta-feira (12) a biblioteca “Cantinho da Mangueira”, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Asa Sul. O projeto recebe cerca de 500 frequentadores diários e tem o objetivo de oferecer mais conhecimento para esse grupo.
O acervo fica em um contêiner, logo embaixo de um pé de manga e oferece milhares de opções de leitura, para todos os gostos. O Cantinho da Mangueira é organizado e mantido pelos próprios assistidos do Centro Pop, unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Uma diferença peculiar da biblioteca comunitária é que os leitores podem pegar o livro que quiser emprestado e devolver quando quiser. Não é preciso carteirinha ou autorização para pegar os livros.
O servidor José Vicente Rodrigues da Silva é o idealizador do projeto e fala que às vezes, na Biblioteca Nacional, os assistidos têm dificuldade de adentrar por causa das vestes. “Mas aqui é diferente. Eles que estão montando a biblioteca. É como se fosse a feira da troca de livros, então, eles estão se sentindo muito à vontade”.
Ainda segundo o servidor, os livros mais procurados pelos frequentadores da biblioteca são aqueles que tratam dos direitos das pessoas em situação de rua. Além desses, livros de autoajuda e religiosos. Mapas também são muito procurados.