Nessa quinta-feira (27), o Banco Central (BC) publicou uma resolução com as diretrizes e regulamentações para os primeiros testes do projeto-piloto do Real Digital. Trata-se de uma moeda digital da autoridade monetária brasileira.
O BC cria o Comitê Executivo de Gestão (CEG), com atribuições específicas para a governança e a execução dos trabalhos do Piloto RD, como é chamado o projeto experimental do Real Digital, segundo a resolução BCB 315/2023.
As instituições que queiram participar do projeto-piloto para criar a versão em criptomoeda do real precisam ter a autorização de funcionamento emitida pelo Banco Central.
Dentre as questões técnicas exigidas como pré-requisito aos aspirantes a participantes do Piloto RD, o Banco exige que os candidatos sejam organizações com capacidade para testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros.
Também poderão participar do Piloto RD, como observadores, servidores de outros órgãos e entidades reguladoras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), desde que seja a critério do CEG e mediante convite de cada coordenador.
Segundo a instituição financeira, serão selecionadas até 10 empresas para enviar propostas de implantação da versão cripto do real. O prazo para envio das inscrições será de 2 a 12 de maio, por meio do e-mail piloto.rd@bcb.gov.br.