Banco de Brasília financiando o desenvolvimento do DF

Há quase dois anos, o Banco de Brasília (BRB) constrói uma nova história, que já reflete no mercado financeiro. Em 2020, a instituição passou a valer R$ 6,5 bilhões – o que representa um crescimento de 441% em relação ao início de 2019.

O cenário superpositivo é resultado de um forte reposicionamento estratégico, seguido da revisão de taxas, reaproximação dos clientes além das novas parcerias com o setor produtivo.

O reposicionamento no mercado financeiro foi acompanhado pela forte presença social. O Banco de Brasília foi um dos principais parceiros do Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento da crise provocada pela Covid-19, operando uma série de benefícios que foram oferecidos a mais de 135 mil famílias em todo o DF.

O banco fez ainda mais: disponibilizou um ambiente tecnológico para adesões e credenciamentos do plano de saúde do servidor, liberou inúmeras linhas de crédito e comandou ações durante a pandemia do novo coronavírus.

O BrB também passou a administrar um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: a praça da Torre de TV, incluindo a própria torre, as fontes e a feira de artesanato.

“A parceria estratégica com o Flamengo foi um passo importante para o BRB diversificar seus negócios e aumentar sua base de clientes”, disse o presidente do BRB

Menos de um mês depois de ter entrado em operação, o NaçãoBRBFlamengo – banco digital lançado pela instituição na parceria inovadora com o Flamengo – chegou à marca de 25 mil contas abertas. O aplicativo foi lançado oficialmente em 24 de julho apenas para sócios-torcedores do clube carioca e convidados.

Em 9 de agosto, foi a vez do público em geral. Até este mês, a marca de 78 mil contas abertas já havia sido batida, virando case bancário de sucesso no mercado.

“A parceria estratégica com o Flamengo foi um passo importante para o BRB diversificar seus negócios e aumentar sua base de clientes. O acordo inovador no mercado faz parte do planejamento estratégico de expansão do banco para todo o território nacional. Tudo sem deixar de lado o papel de banco público, protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O BRB também adotou uma série de medidas de fortalecimento da instituição, o que também refletiu na valorização do banco. Aumentou a capacidade de geração de crédito, passou a ofertar novos produtos e serviços, tornou-se referência em financiamento imobiliário na capital e na estruturação de projetos inovadores, além da expansão regional e execução de políticas de desenvolvimento.

“Alcançamos a meta de aumentar o valor do mercado mais rápido do que esperávamos. Estamos trabalhando para que o BRB tenha outro tamanho e porte. Ficamos contentes com esse resultado, mas ainda temos muitos desafios pela frente, como reforma e modernização das nossas agências e da experiência dos nossos clientes”, adianta o presidente ao falar sobre os objetivos para 2021.

Os resultados do banco, apresentados em meio às adversidades da pandemia, são motivo de comemoração. “Estamos felizes em ver que o BRB está, finalmente, se tornando uma instituição de fomento e financiamento do progresso de toda a região. Saímos das páginas policiais para ganhar um espaço de prestígio e respeito do mercado financeiro”, avalia o governador Ibaneis Rocha.

Crédito ajuda empresas a enfrentar a crise

Com o intuito de amenizar os impactos financeiros provocados pela pandemia do novo coronavírus na vida dos moradores da capital, o Banco de Brasília liberou crédito para apoiar empresas, lançou pacote emergencial para clientes no exterior que estavam impossibilitados de retornar ao Brasil, ampliou o acesso à linha de crédito para os setores de turismo, cultura, e outros setores, além de oferecer benefícios para pagamentos do crédito imobiliário e demais operações parceladas.

As ações foram tomadas pelo programa Supera-DF. Previsto inicialmente para liberar R$ 1 bilhão e durar 90 dias, o programa movimentou R$ 4 bilhões e atendeu mais de 8,5 mil empresas e 36 mil clientes.

A movimentação, quatro vezes maior do que a programada, se deu pelos novos contratos ou de repactuação, ou seja, suspensão do pagamento de empréstimos anteriormente contratados, e adimplentes até 18 de março, por até 180 dias.

Com seu instituto, entidade sem fins lucrativos, o BRB também doou R$ 7,5 milhões para o Supera-DF. Com o valor, a instituição adquiriu 150 bombas de infusão e 150 monitores para equipar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no DF, além de doar 18 mil equipamentos de infusão (espécie de mangueirinhas ligadas às bombas e inseridas nos pacientes).

“Para combater o coronavírus trabalhamos em várias frentes. Cuidamos na saúde dos nossos empregados e clientes, criamos o teletrabalho, evoluímos para uma revisão completa dos protocolos de limpeza das agências e orientações para o uso dos canais digitais”, lembra Paulo Henrique Costa. “Também entendemos que era preciso estar junto da população, arrecadamos recursos e fazendo doações, como a de máscaras e equipamentos”, comenta.

Presença forte em programas sociais

Assim que as aulas presenciais foram suspensas, o governo transformou o Cartão Material Escolar no Cartão Alimentação Escolar, concedendo às famílias de crianças dos ensinos Fundamental e Médio e beneficiárias do Bolsa Família recursos para que eles pudessem ter alimentos. Para aqueles que não eram cadastrados em programas do poder Executivo local, foi lançado o Renda Emergencial. O valor de R$ 408 serviu para suprir as necessidades básicas dessas pessoas.

BRB e Secretaria de Saúde firmaram parceria para continuar distribuindo os medicamentos na pandemia | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Saúde

Também foi criado o programa Pão e Leite – cartão com valor da cesta básica e mais uma quantia para o café da manhã diário – e o da Farmácia de Alto Custo, distribuindo os medicamentos a quem precisava com uma central de atendimento. Dessa forma, idosos e pacientes crônicos não precisaram se deslocar num momento de tantas incertezas, se expondo a Covid-19. O BRB participou ativamente dos projetos em parceria com as secretarias. No caso dos cartões sociais, atuou como agente financeiro.

“Os programas beneficiaram cerca de 135 mil famílias no DF e creditaram cerca de R$ 159 milhões aos beneficiários. Foram importantes ações tomadas pelo GDF, e que tiveram impacto na vida de tantas pessoas, e que o BRB pode colaborar”, relembra Paulo Henrique Costa. Na Farmácia de Alto Custo, a instituição foi responsável pela operacionalização da entrega dos medicamentos.

Um banco para valorizar a cidade

A Torre de TV passou por uma reforma e é, agora, gerenciado pelo BRB | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Além de ser um símbolo turístico de Brasília, a Torre de TV sempre esteve presente na rotina da população como um destino recomendado para programas de família, principalmente nos fins de semana. A visitação ao famoso mirante do local esteve suspensa nos últimos três anos, mas desde outubro voltou a fazer parte do cronograma dos visitantes e turistas, beneficiando todo o complexo ao redor do cartão-postal.

O local passou por uma reforma e, agora, é gerenciado pelo BRB. A visitação é gratuita e ocorre de quinta-feira a domingo, das 12h às 18h. “Recentemente, assumimos outros papéis, como a recuperação de acervos e instalações públicas. Queremos, de fato, estar presentes na vida dos brasilienses, valorizar a nossa cidade”, comenta o presidente.

Servidores

O Banco de Brasília também reforçou seu quadro de servidores efetivos com a realização de concurso público. Em janeiro deste ano, foram chamados 41 aprovados, sendo 20 escriturários, 12 analistas de Tecnologia da Informação (TI), oito advogados e um engenheiro de trabalho. No mês seguinte, mais 50 servidores foram convocados. A terceira turma de selecionados, com 53 pessoas, foi notificada em agosto – atingindo todas as vagas previstas no edital.

“Enquanto a maioria dos certames foi suspensa, continuamos chamando as pessoas e cumprimos o nosso compromisso. Eu sou concursado e sei o que significa a satisfação de receber esse tipo de notícia”, comenta Paulo Henrique Costa, responsável pela instituição financeira da capital.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, ou clicar em "Prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.