O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a campanha RecadastraSUS para que a população mantenha os dados pessoais — telefone, endereço residencial e e-mail — dos pacientes corretos e atualizados no sistema. O objetivo é garantir e ampliar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde.
Conforme dados da Secretaria de Saúde (SES), cerca de 30% dos casos de ausências em consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde do DF são devido à falta de informações básicas no Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização facilita o contato com os pacientes para um melhor atendimento.
Os dados podem ser fornecidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do usuário, pelo telefone 160 opção 5 – em que 300 colaboradores estão disponíveis para atender a ligação e efetuar o cadastro – ou pelo site Portal do Cidadão, no formato de autocadastramento. Até 16 de agosto, 259,6 mil pessoas já haviam efetuado o recadastramento.
“O recadastramento vem ao encontro de nós termos os dados atualizados de toda a nossa população do SUS para que possamos entregar as ofertas de serviços: consultas, exames e cirurgias. O que nós queremos é garantir que não haja nenhuma falta de usuário que estava ou está na fila aguardando um serviço por não ter sido convocado”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
O recadastramento evita que os serviços ofertados pelo governo acabem sendo perdidos pelos usuários, além de auxiliar na concepção de políticas públicas de saúde.