Em uma projeção feita nesta manhã de segunda-feira (10), o governador Ibaneis Rocha afirmou acreditar que a pandemia do novo coronavírus deve sofrer uma queda no número de pessoas infectadas pela doença no Distrito Federal. A projeção do governador foi feita durante uma entrevista a rádio CBN.
O governador, que se antecipou frente a muitos estados brasileiros, estabelecendo agilmente as políticas de distanciamento social e assistência social, além de realizar adaptações na saúde para suportar a crise que estava por vir, iniciou a semana otimista diante de dados técnicos que apontam uma diminuição da agressividade da covid 19 no DF.
“A projeção que os nossos técnicos dão é de que nós vamos ter, nos próximos 15 dias, uma leve diminuída, para depois começarmos a reduzir no final do mês de agosto”, afirmou Ibaneis, em entrevista à rádio CBN.
Um das medidas decisivas, segundo a projeção do governador, para ter maior controle dos números do coronavírus, é a testagem em massa na capital. “Quero pegar dois ciclos de 14 dias para saber quando é que a gente chega lá [na queda de casos]”, afirmou.
Desde o início deste mês as unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal dispõem 300 mil testes para detectar a Covid-19: o RT-PCR (swab nasal), considerado pelos especialistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da doença, e o sorológico, que detecta anticorpos IgM em plasma ou soro.
Os testes são feitos em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. No teste swab é utilizado um cotonete para colher amostra da mucosa do fundo do nariz.
Já o sorológico, diferente do teste rápido em que se colhe uma gota de sangue, é feito a partir da coleta de sangue venoso em um frasco para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório.
De acordo com o governador, os postos de drive-thru que foram implantados no início da pandemia e desativados no fim de junho, deverão voltar a funcionar. Uma empresa foi contratada para retomar o serviço.
“A contratação já foi feita incluindo os postos e as pessoas que irão fazer a coleta, declarou Ibaneis.”