Para facilitar a comunicação com a população da capital, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibilizou um aplicativo gratuito. A medida proporciona que a comunidade informe possíveis vazamentos de água ou de esgoto.
O sistema de geolocalização possibilita que o usuário marque o local do vazamento e envie uma foto que identifique a área da ocorrência. A tecnologia permite também que o cidadão escolha entre as opções água ou esgoto, além de poder indicar um ponto de referência para que a equipe especializada resolva o problema.
Os técnicos são informados da ocorrência a partir das informações captadas pelo aplicativo. Os serviços são atribuídos, de acordo com o risco do vazamento ao meio ambiente e a intensidade. A segunda via da conta também pode ser solicitada pelo app. Além disso, o consumidor pode ver o histórico de consumo e simular a tarifa mensal.
Podem ser solicitadas também funcionalidades como revisão de conta, alteração de titularidade, vencimento e autoleitura de hidrômetro. Outros tipos de informações podem ser obtidas pelo portal de serviços da Caesb, escritórios regionais, postos Na Hora, WhatsApp e pela Central 115.
Segundo a Caesb, as redes de tubulações de água e esgoto possuem mais de 17 mil quilômetros em todas as regiões administrativas da capital. Para a distribuição de água são 9.681,5 km de tubulações. A rede coletora de esgoto ocupa 7.618,5 km.