Um dos equipamentos públicos mais importantes para quem transita pela saída Norte do Plano Piloto de Brasília está finalmente liberado para o completo tráfego de veículos. Já se encontra em funcionamento uma nova Ponte do Bragueto, restaurada, ampliada e preparada para receber os milhares de veículos que passam por ali indo ou voltando do Lago Norte, do Colorado, de Sobradinho ou de Planaltina.
Após sete meses de interdição parcial do trânsito para a execução da obra de remodelação do elevado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) chega a 95% do trabalho concluído, cumprindo o compromisso do governador Ibaneis Rocha de qualificar a malha viária de Brasília.
Foram finalizados os serviços de recapeamento asfáltico, de iluminação, a execução da sinalização horizontal e a instalação de guarda-corpos.
Em 59 anos de construção, essa foi a primeira grande intervenção na passagem aérea de 180 metros de comprimento e 32 metros de largura.
A ponte está sendo totalmente restaurada desde a sua fundação até a estrutura das vigas e lajes. A reforma teve início em julho de 2019, mas só em outubro o trânsito precisou ser parcialmente interrompido.
Na época, as duas pontes novas, paralelas ao elevado, já estavam prontas e em pleno funcionamento desde junho daquele ano.
Reforço dos pilares
Mesmo com os carros trafegando sobre a ponte, o DER-DF seguirá com a execução dos 5% restantes e que compreendem intervenções na área externa e inferior do elevado.
Isso inclui o reforço de quatro pilares submersos, o lixamento e a lavagem da estrutura com hidrojateamento e a aplicação de verniz.
Segundo o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, a liberação do fluxo de automóveis reforça, mais uma vez, o compromisso da atual gestão com a segurança, o conforto e o pensamento em alternativas viárias para quem transita pelas vias de Brasília.
“De dez anos para cá, a Ponte do Bragueto era objeto de preocupação em função da sua vida útil e possíveis problemas estruturais”, explica.
“Houve quem falasse em risco de desabamento. Mas, por meio de um grande projeto que envolve o Trevo de Triagem Norte, vamos liberar com segurança para todos essa obra que já tem melhorado muito a ligação da saída Norte de Brasília.”
* Com informações do DER-DF