Conforme dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial no Brasil registrou uma alta de 0,3% em maio deste ano.
Segundo o IBGE, em abril, a produção industrial havia recuado 0,6%. Em relação a maio de 2022, o crescimento foi de 1,9%. Ou seja, a indústria brasileira acumula queda de 0,4% no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses. Com isso, a média móvel trimestral teve avanço de 0,3%.
De acordo com o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, a estimativa era exatamente uma alta de 0,3% em maio. Na comparação anual, a projeção era a de uma expansão de 1,1%. A indústria nacional ainda está 1,5% abaixo do patamar registrado antes da pandemia de Covid-19.
O relatório do IBGE mostra que três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 segmentos industriais pesquisados, tiveram resultado positivo em maio.
O gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), André Macedo explica que “o resultado de maio também traz uma disseminação de taxas positivas por três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 ramos investigados. É o maior espalhamento desde setembro de 2020, quando havia 23 atividades mostrando crescimento”.