Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foram às ruas neste domingo (03/08) em todo o país. O principal ato ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, reunindo entre 37 mil e 57 mil pessoas, segundo diferentes levantamentos. A mobilização também se espalhou por pelo menos 16 capitais e diversas cidades do interior, com discursos inflamados contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Organizado sob o mote “Reaja Brasil”, o protesto foi liderado pelo pastor Silas Malafaia e contou com a presença de políticos como Nikolas Ferreira (PL-MG), Valdemar Costa Neto, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Bolsonaro, impedido de sair de casa aos fins de semana por decisão judicial, participou por videoconferência.
Além da Paulista, manifestações ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Salvador, Joinville, entre outras cidades. Em Copacabana, o senador Flávio Bolsonaro discursou ao lado de líderes locais. Já Michelle Bolsonaro esteve presente no ato realizado em Belém (PA).
Os manifestantes pediram o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, criticaram o presidente Lula e expressaram apoio à recente sanção do governo dos EUA contra o magistrado. Cartazes e faixas exigiam “liberdade”, “anistia já” e o “fim da ditadura do STF”.