Já virou rotina o Aeroporto Internacional de Brasília ser reconhecido em rankings de qualidade. Desta vez, o terminal foi listado como o segundo mais pontual do mundo na categoria de médio porte pela empresa de dados e análises de aviação Cirium.
A capital federal teve 88,36% de partidas no horário, em um total de 114.481 voos, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá, que teve 93,34%. O Aeroporto de Johanesburgo, na África do Sul, completa o pódio, com 86,22%.
“É um motivo de grande orgulho para o turismo de Brasília ver o Aeroporto Internacional reafirmando sua excelência operacional ao ocupar a segunda colocação no ranking mundial de pontualidade entre aeroportos de médio porte. Esse resultado não apenas reflete a eficiência e a integração de todos os envolvidos na operação aeroportuária, mas também fortalece a confiança dos visitantes e operadores turísticos em nossa capital como um destino sólido, conectado e preparado para atender com qualidade e pontualidade”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
O ranking dos aeroportos de médio porte considera aqueles que operam entre 15 milhões e 25 milhões de assentos em um ano — dada a capacidade estimada do total de voos marcados. Os de grande porte são os de 25 milhões a 40 milhões e os de pequeno porte, de 5 milhões a 15 milhões. Entre os grandes, Santiago, no Chile, lidera a lista dos mais pontuais, enquanto Guayaquil, no Equador, é o primeiro entre os pequenos.
Levando em conta as três categorias, o Brasil ainda aparece na lista com Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Confins (MG) — 6º, 8º e 10º, respectivamente, entre os médios —, e Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA) — 3º e 8º, respectivamente, entre os pequenos.
Premiações
O Aeroporto de Brasília também foi eleito, no ano passado, o melhor da América e o 4º melhor do mundo pela plataforma AirHelp — especializada em assistência a passageiros. A nota final do terminal foi de 8,47. Entre os critérios avaliados, ele recebeu 8,6 em pontualidade dos voos; 8,3 em satisfação dos passageiros; e 8,2 em qualidade de alimentação e lojas.
Só de janeiro a setembro de 2025, o aeroporto brasiliense registrou 13,8 milhões de embarques e desembarques. Atualmente, ele é o único do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras e ainda tem nove rotas internacionais para oito países: Portugal (Lisboa), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago), Peru (Lima), Colômbia (Bogotá), Panamá (Cidade do Panamá), México (Cancún), e Estados Unidos (Orlando e Miami).
“O trabalho realizado pelo governo Ibaneis Rocha transformou a capital de uma cidade meramente política para uma cidade turística, cidade de negócios, cidade de grandes shows nacionais e internacionais”
Paco Britto, secretário de Relações Internacionais
“O trabalho realizado pelo governo Ibaneis Rocha transformou a capital de uma cidade meramente política para uma cidade turística, cidade de negócios, cidade de grandes shows nacionais e internacionais. Isso fez com que o Aeroporto JK também se modernizasse e atingisse índices positivos importantes como, por exemplo, a pontualidade. E não é a primeira vez, ou seja, já é um aeroporto que figura sempre no ranking dos melhores do mundo”, ressaltou o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto.
“Isso tudo contribui para o trabalho da Secretaria de Relações Internacionais na conquista de novos voos internacionais, como os que conquistamos, de 2023 para cá — a exemplo de Lima, Bogotá, Santiago, da retomada do voo para Cancún e do aumento do número de voos para Buenos Aires, Miami e Orlando. Para este ano, tudo indica que conseguiremos ter a rota Roma-Brasília e, certamente, termos um aeroporto na lista dos mais pontuais do mundo ajuda muito na conquista desses novos voos”, acrescentou Britto.