O Rotary Club de Brasília homenageou, na última festa do ano, os líderes rotários e empossou quatro novos rotarianos na noite desta quinta-feira, 21.
O evento foi acompanhado por oitenta pessoas durante uma cerimônia solene no salão nobre da Fundação dos Rotarianos de Brasília, no Setor de Clubes da Asa Sul.
Osório Adriano Filho, um dos fundadores do Rotary Club de Brasília em 1958, foi agraciado com a “Medalha do Mérito Ernesto Silva”, a mais alta distinção do clube.
O jornalista Toni Duarte, presidente do RC Brasília, destacou a relevância de Osório para o Rotary, e mencionou ser ele o único dos 33 fundadores do clube, criado dois anos antes da fundação da capital da República, que segue em vida.
“Esse mineiro de Uberaba se formou em engenharia nos Estados Unidos, mas preferiu retornar ao Brasil para tirar do papel o projeto de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e ajudar a realizar o sonho de JK”, disse Toni Duarte.
O diretor de protocolo Saulo Branquinho apresentou a história da rotariana Geralda Rodrigues, a matriarca da família Branquinho, que, ao longo do tempo, transformou o ambiente familiar em uma espécie de “clube satélite”, composto pelo marido, filhos e netos.
Durante o evento, duas homenagens “in memoriam” foram prestadas pelo “Pioneiro” com a outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva aos familiares de Yara Marise Werkhauser Escalante e Élson Cascão.
Yara, a eterna embaixadora de combate à poliomielite, faleceu em 2022 sem deixar de lutar, como presidente da Comissão de Projetos e Serviços Humanitários e coordenadora da Subcomissão Distrital da Pólio da Fundação Rotária, pela erradicação da doença no mundo.
Carregava consigo um forte apelo aos clubes rotários do DF para que todos se empenhassem na campanha nacional de multivacinação contra a Poliomielite.
A sua bandeira, carregada por todos os rotarianos, é um dos mais importantes desafios do Rotary International, desde a sua primeira campanha Pólio Plus, em 1985, o que tornou a organização membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988.
Tanto “Yarinha” quanto Elson Cascão continuam sendo lembrados com carinho por inúmeros companheiros dos clubes de Rotary espalhados pelo Distrito Federal.
Francisco Borges, presidente da FRB, destacou a figura de Yara.
O jovem Igor Escalante, neto da eterna embaixadora, agradeceu a homenagem e ressaltou que a avó deixou um importante legado à família de “dar de si antes de pensar em si”.
O líder rotariano Afonso, do Capital Federal, mencionou a trajetória de Élson Cascão e sua paixão por Brasília.
“Como rotariano e como empresário. Cascão contribuiu para o desenvolvimento educacional e econômico de Brasília, cidade que ajudou a construir”, disse.
Lembrou das dezenas de bibliotecas proporcionando o acesso à leitura às crianças, jovens e adultos. Elsinho Cascão, em nome da família, agradeceu a homenagem do Rotary Club de Brasília feita ao pai.
O secretário do Rotary Club de Brasília deu as boas-vindas aos novos rotarianos Ricardo Ulhoa, Andrey Neves Barbosa, Edvaldo Moreira e Athos Queiroz.